Sunday, February 8, 2015

CINE IPIRANGA - Salada Paulista

Cine Ipiranga em toda sua majestade em Abril 1943.
'Tales of Manhattan' (Seis Destinos) opens Cine Ipiranga on 3rd April 1943.
os balcões do Cine Ipiranga.
Cine Ipiranga in all its majesty.
luminárias no teto do imenso saguão (lobby) do Cine Ipiranga. 
Cine Ipiranga's lobby.
a rare coloured photo of Cine Ipiranga's great internal lobby. 
Cine Ipiranga in the 1950s
Inaugurou-se ontem, sábado, 3 Abril 1943, o Cine Ipiranga, uma das mais belas casas de diversão com que conta atualmente São Paulo. Dotado dos mais modernos melhoramentos, o cinema ora inaugurado na avenida Ipiranga, próximo da avenida São João, apresenta como uma das novidades mais interessantes os chamados 'pullman', Consistem em 290 poltronas situadas no 'balcão de primeira', oferecendo requintada comodidade. Ao 'pullman' se pode chegar diretamente por escada, ou por elevador especialmente destinado a esse fim. Recorte da 'Folha da Manhã' de 4 Abril 1943.
Cine Ipiranga was so big they put his ad at Estadao on 10 August 1952 saying: There's always a place for someone else at Cine Ipiranga.
A busy Avenida Ipiranga  with a brightly lit Cine Ipiranga in 1961
Corner of Av. Ipiranga & rua 24 de Maio in the 1950s. See Panair's offices and Kopenhagen shop on the background. 
Salada Paulista ao lado do Cine Ipiranga era um restaurante de comida-rápida, mas 'gourmet', onde as pessoas comiam de pé. Ficava constantemente cheio e a comida era de qualidade. 
Salada Paulista in 1966.

Lee Neto wrote at Facebook in November 2023

O restaurante Salada Paulista foi localizado primeiro na rua Dom José de Barros, depois mudou-se para a rua 24 de Maio e finalmente para a avenida Ipiranga, ficando ao lado do luxuoso Cine Ipiranga, da Cia Serrador. Eu ia muito lá com meus pais a partir de 1964, quando eu tinha 5 anos.  

Salada Paulista era um restaurante de comida-rápida, mas 'gourmet', onde as pessoas comiam de pé junto ao balcão. Ficava constantemente cheio e a comida era de extrema qualidade.  Era muito frequentado por policiais civis nas décadas de 50, 60 e 70.

O prato principal eram batatas, ovos cozidos, salsichas e molhos de maionese, katchup e mostarda; com tudo isso vivia cheio e havia vários pratos deliciosos. A salada de batatas tinha duas salsichas marca Santa Branca, que eram bem generosas.

O balcão era alto e de mármore; os atendentes iam marcando com lápis a sua conta, na pedra branca. Na hora de pagar tinha o ritual da “caixinha”; eles somavam, cobravam ali mesmo e depois, com um pano úmido apagavam, e tudo estava pronto para o próximo freguês.

O restaurante foi fechado no final dos anos 70. Foi “rival” do Ponto Chic e seu tradicional baurú.

Avenida Ipiranga in the late 1940s as seen from the corner of Rua 24 de Maio looking southtward. 
just opposite Cine Ipiranga there was palatial Cine Marabá seen here at the premiere of 'Angela' a Brazilian movie - 1951.
Em 9 Fevereiro 1955, muitas décadas antes da eleição da Presidenta Dilma Rousseff, o Cine Ipiranga exibia essa comédia italiana com Silvana Pampanini,  que compareceu em pessoa na estreia do filme, na quarta-feira. 

Apesar dos mauricinhos que odeiam a Presidenta Dilma dizerem que a palavra 'presidenta' é errada, na verdade, não passa de puro despeito, pois como explica o site abaixo, a designação PRESIDENTA é correta.

confira: http://revistalingua.uol.com.br/textos/62/artigo248988-1.asp
Presidenta Dilma Rousseff... só para chatear. 
1943

5 comments:

  1. Pessoalmente considero a adoção dessa nomenclatura parte do autoritarismo que frequentemente constatamos em todos os atos dessa senhora e do partido que a apoia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa 'senhora' foi ELEITA pelo voto popular DUAS vezes pela Maioria + 1 da População Brasileira. Autoritária era a DITADURA MILITAR, usurpadora do Voto Popular.

      Delete
    2. entendi. Do mesmo jeito que Bolsonaro foi democraticamente eleito né. Ou seja: na sua concepção, o sistema eleitoral define o caráter do candidato: qto mais votado, melhor é. A ditadura da maioria. A ditadura da massa. Do proletariado, em uma linguagem ultrapassada.

      Delete
    3. This comment has been removed by the author.

      Delete