Saturday, May 5, 2012

PINHEIROS cinemas


Cine Brasil on rua Theodoro Sampaio, Pinheiros in the 1940s.
'Forced landing' (Aterrissagem forçada) a 1941 Hollywood production.
Cine Brasil by 1950 already showed the ravages of time; its façade had turned dark from white after a few years of rain and soot from traffic on Rua Theodoro Sampaio; 'Kiss in the dark' 1949.
Largo de Pinheiros circa 1962, when tram cars still trundled the cobble-stoned Rua Theodoro Sampaio.  
Cine Goiás' very cool box-office...
Cine Goiás' hall on rua Butantã in Pinheiros.
1951's 'Os Fortes' ou 'Across the wide Missouri'; 'Gota de sangue' (Code Two) 
11 May 1952 - Cine Goias with 'poltronas estofadas' (stuffed seats) shows 'Pandora' with Ava Gardner & James Mason. 
Artigo sobre o Cine Goiás, na rua Butantã em artigo da Folha de Pinheiros on 31st November 1954.
Cine Goiás had a strange shape... it was like one was inside a triangle. 
One entered into the cinema itself by a side door...
By 1963, only 9 years after Cine Goiás had opened one the rot had already set in; could smell mould in the air and the seats were wobbly because they had been unfastened from the floor.
Av. Pedroso de Morais looking towards Av. Rebouças. See Colégio Estadual Fernão Dias on the right. This is 1950. Look at the cobblestones paving Rua Theodoro Sampaio with tram car rails.
Isso é o que restou do Cine Jardim, da rua Fradique Coutinho, 277, que era distribuidor de filmes da MGM. Ao seu lado, foi inaugurado o Cine Fiammetta em 1963.
Cine Fiammetta at Rua Fradique Coutinho, Pinheiros. 
Cine Fiammetta foi inaugurado em 12 Julho 1962, com a exibição de 'Esse Rio que eu amo', de Carlos Hugo Christensen, com Odete Lara, Jardel Filho e Tonia Carrero.
O nome Fiammetta foi tirado de um elegante cinema de Roma. O nome nunca foi muito popular entre nós, devido a semelhança com o verbo 'copular' em português-brasileiro.
Argentine actor Domingo Alzugaray poses next to the advertising of Carlos Hugo Christensen's 'Meus amores no Rio' (1958) which was the prequel to 'Esse Rio que eu amo' (1960).
Audrey at Cinema Fiammetta in Rome, in 1961.
Audrey Hepburn e marido Mel Ferrer na première de 'Breakfast at Tiffany's' no Cinema Fiammetta original em Roma, em 1961
Cine Festival foi inaugurado em 19 Junho 1967, na  Rua Deputado Lacerda Franco, 60, uma travessa da rua Teodoro Sampaio em Pinheiros. Exibidor: Circuito Serrador.
Cine Festival inaugurado em Junho de 1967, não durou muito. Logo os cinemas saíram de moda.

22 comments:

  1. Gostaria que vocês publicassem os sites de onde foram copiadas essas fotos: http://salasdecinemadesp.blogspot.com
    http://salasdecinemadesp2.blogspot.com
    Por questão de respeito pelo trabalho do pesquisador. Não custa nada!

    ReplyDelete
  2. Algumas dessas fotos vieram do blog do Antonio Ricardo Soriano... mas não todas...http://salasdecinemadesp.blogspot.com
    http://salasdecinemadesp2.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Eu morava em Pinheiros nos anos 50 e frequentava regularmente, aos domingos, os cines Brasil, Goiás e Jardim. Poucas vezes no Fiammetta. Estudei no CEEN Fernão Dias. Pinheiros era um bairro pacato e mesmo uma criança como eu podia ir ao cinema sozinho, andando muitas quadras e em completa segurança. Só quem viveu essa época sabe o que era Pinheiros nos anos 50. Saudades do seriado Flash Gordon, Zorro e Superman no cine Brasil.

    ReplyDelete
  4. obrigado, Victor, por seus comentários... Pinheiros era 'chic'... a Vila Madalena era 'pobre'... quem diria, heim!!!

    ReplyDelete
  5. eu morei na esquina da Teodoro Sampaio com a Mateus grou de 1957/58 atté 1972, cresci ali, frequentei muito os cines Jardins e Fiametta, o primeira mais, mas tambem ia muito no Goias, no cine Brasil fui pouco e me lembro de ter assistido ali os 101 dalmatas, o outro, o cine festival fui muito pouco tambem, Mas o principal foi o cine Jardim, e me lembro tambem que assisti o Help dos Beatles no auge, no Fiametta, tinha uma fila enorme para entrar,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, Jose Turella por compartilhar conosco essa época magnífica... eu morava na Rua Simpatia, na Vila Madalena... lá não havia cinemas, então a gente ia nesses que você mencionou. É interessante que eu assisti os 101 dalmatas no Cine Brasil, também, tenho até o anúncio de então... foi num domingo de tarde meio chuvoso e frio... qdo. cheguei na Vila Madalena já estava anoitecendo e estava tocando a Parada de Sucesso da Radio Cultura, que sempre durava 3 horas, pois apresentava todas as 25 mais e ainda LP e compacto. Me lembro que o primeiro lugar nesse dia foi 'Aquarela do Brasil' com o Ray Conniff.

      Delete
  6. No cine Brasil fui assistir "Escola de Sereias"com a Esther Williams

    ReplyDelete
  7. Olá, tmwest... eu conheci o Cine Brasil só em 1961... me lembro de ter ido ver '101 Dalmatas' em 1962... acho que foi a ultima vez que visitei o Cine Brasil, pois logo em seguida ele foi derrubado e construiram aquele 'monstrengo' no lugar... 'Escola de sereias' é de 1944...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Onde exatamente ficava o Cine Brasil? Sou de Pinheiros, mas posterior a ele...

      Delete
    2. Olá, CPrucks... o Cine Brasil ficava onde é hoje o Edificio Cidade-de-Pinheiros, Rua Teodoro Sampaio, 2550, na esquina com a Rua D.Manoel Carlos Ferraz Gonçalves. Eu me lembro qdo ergueram aquele 'troço'... foi ANTES do Shopping Centre Iguatemi, portanto, não era uma 'shopping centre', mas um edifício-galeria... só q aquela região já não era das 'melhores' e apesar da parte de baixo ter alugado quase todas as lojas... tinha lá uma revendedora de revistas estrangeiras (europeias) onde eu gastava quase todo meu salário na época aurea da Musica Italiana no Brasil (1966-1967). Pois ali tinha sido o Cine Brasil, que para mim era uma 'continuação' do Cine Marilia, que eu conhecia desde tenra infância... Eu não cheguei a conhecer o CINE PINHEIROS, que era na Teodoro esquina com Cunha Gago...

      Delete
  8. Sempre morei em Pinheiros, estudei no Colégio Machado de Assis na Simão Alvares e frequentei todos esses cinemas de rua do bairro: cine Goias, Fiammetta, cine Jardim, cine Brasil e o cine Festival. Ótimos cinemas que deixaram saudades.

    ReplyDelete
  9. Olá, obrigado pelo comentário. Eu me lembro muito bem do Colégio Machado de Assis... me lembro que o uniforme das meninas era MARROM... dos meninos talvez fossem da mesma cor... Gostaria muito de conseguir uma FOTO do COLÉGIO MACHADO DE ASSIS... Você não poderia conseguir uma? Obrigado...

    ReplyDelete
  10. Me lembro quando fechou o cine Brasil e as pulgas em fila descendo a Teodoro Sampaio em direção ao cine Goiás

    ReplyDelete
  11. fui muito no fiametta e festival....nasci em 1963 e não lembro do Cine Brasil...O goias já era para a molecada ver pono

    ReplyDelete
  12. Morri em frente do festival na Lacerda vi a inauguração foi maravilhoso
    Tbm estudei no Machado de Assis na década de 60
    E frequentei o Fiameta e o Jardim
    Todas tardes de domingo
    O tempo bom.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que ótimo... nós, provavelmente, já nos encontramos sem saber. Eu trabalhava de 'boy'num laboratório na Rua Theodoro Sampaio, esquina com Simão Álvares; o Ginásio Machado de Assis ficava ali perto... me lembro daquela porção de alunos usando o uniforme MARROM... Me lembro até dos nomes das lojas daquele quarteirão: Camisaria Varca, Tocary (boutique), Levi (perfumaria), Kathalian (roupas de homem), Casa Sérgio (roupas em geral), havia um fotógrafo do lado da Casa Sergio etc. Tempos maravilhosos...

      Delete
  13. Que ótimas fotos e lembranças. Estudei no Fernão e assisti Papillon no Cine Festival. Demais!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz que você tenha tido ótimas lembranças sobre os cinemas de Pinheiros. Pena v. não ter deixado seu nome. Eu morava na Vila Madalena, mas trabalhava em Pinheiros... tempos bons aqueles. A gente nunca iria imaginar que tudo acabaria de maneira tão lamentável.

      Delete
  14. Assisti muitos filmes no Fiammetta. Ia visitar minha bisavó que morava na Mateus Grou quando ainda tinha a escadaria para ir pra Teodoro, ou dar a volta no quarteirão se não quisesse subir aquele monte de degraus. Boas memórias....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu vi 'Esse Rio que eu amo', que foi o filme que inaugurou o Cine Fiammetta... mas vi muitos outros que não me lembro agora... acho que 'It's a mad mad mad world' eu vi lá tb. Eu passava diáriamente pela rua Belmiro Braga, que é continuação da rua Mateus Grou a partir da rua Cardeal Arcoverde...qdo vinha da Vila Madalena (eu morava na Rua Simpatia) trabalhar na rua Theodoro Sampaio, 2112, quase esquina com rua Simão Alvares. Eu fazia esse percurso 2 vezes ao dia, já que trabalhava de manhã, vinha almoçar em casa e voltava p'ro período da tarde até 17:30...acho que foi dai que eu adquiri o hábito de caminhar...

      Delete
    2. Gente, eu adoraria tomar um café e relembrar essas coisas. Sou lrharaujo@gmail.com e estudei no Alfredo e no Fernão nos anos 1960 e 1970.

      Delete